Vale do Paraíba uma história e seus mistérios

O vale do ouro verde

O Brasil é composto por diversas paisagens, climas, relevos, montanhas, rios, cachoeiras e vales. Nos próximos capítulos desta narrativa buscarei transportá-los para cenários e lugares belíssimos. Uma época cheia de altos e baixos, alegrias e tristeza, conduzirei a todos a uma viagem no espaço-tempo. Ao longo da nossa história haverá muitos personagens que nos enchem de orgulho e que nos farão chorar e sofrer. Homens e mulheres fortes, determinados, destemidos que ajudaram a construir a nação que somos hoje. Heróis jogados no limbo do esquecimento da história!

Os pais fundadores desta nação são subjugados e nos seus lugares são colocados protótipos malfeitos. Figuras criadas e propagadas como os verdadeiros heróis, mas, quando damos uma olhada em suas reais biografias vejam que muitos deles não são tão notáveis assim! Já dos verdadeiros protagonistas da história fazem caricaturas do que realmente foram e representam para o nosso país.

Podemos enumerar várias pessoas valorosas. Como a imperatriz Leopoldina, (primeira mulher a governar esse país); a princesa Isabel (a redentora, segunda mulher a governar o país); Maria Quitéria (primeira mulher baiana combatente numa guerra no Brasil); os irmãos (Rebouças) (primeiros engenheiros negros do Brasil); José do Patrocínio, o Barão do Rio Branco, os imperadores, Pedro I e II; Joaquim Nabuco e o não menos importante José Bonifácio; homem de grande importância para nossa história. Neste texto não venho tratar dessas personagens deixarei elas para outro momento. Tratarei agora sobre o “Vale do café” ou Vale do Paraíba do Sul.

O Vale do Paraíba é uma região importantíssima que corta duas regiões brasileiras, ou seja, o território compreende o leste Paulista e o oeste fluminense. A área é formada em grande parte pela Serra da Mantiqueira, que possui uma fauna e uma flora exuberante. Ainda hoje grande parte da mata atlântica está virgem. Essa área abriga e abrigou tribos indígenas durante séculos. Os anos passaram e a localidade teve ainda mais valor durante o século XIX; devido à expansão e ao desenvolvimento da cafeicultura na região.

Efetuando a difusão cafeeira pelo Vale do Rio Paraíba do Sul; ou, Vale do Ouro Verde, nome recebido devido à prosperidade e mudanças socioeconômicas levadas para a região pelo café. A cultura do café no Vale do Paraíba teve início por volta de 1830, mas foi durante as décadas seguintes que a cultura cafeeira cresceu e dominou mais de 78% do consumo interno do café. Além de ter se tornado o artigo mais exportado para países da Europa e os Estados Unidos da América.

Ainda hoje podemos ver muitas cidades ao longo do Paraíba do Sul. Municípios que guardam as grandezas dos tempos áureos do período cafeeiro; como as grandes fazendas e marcas da prosperidade deixada por toda cidade. As principais cidades eram Vassouras, Bananal, Areias, Valença, Barra Mansa, Cantagalo, Barra do Piraí, Resende, Taubaté, São Francisco Xavier e Santa Branca todas tiveram o seu auge durante a produção de café. A cidade de Vassouras, Vale do Paraíba Fluminense, porém, teve tanta relevância nesse período que recebeu o nome de Capital Nacional do Café.

Durante a segunda metade do período oitocentista; a região recebeu muitas propriedades produtoras de café. As marcas deste período foram as grandes fazendas e o surgimento dos famosos Barões do café. Propriedades monumentais foram construídas aos pés dos morros e dos vales. Fazendo o vale, por anos, ser o centro socioeconômico do país. Após o fim do ciclo do ouro, em Minas Gerais, os grandes donos de terras investiram no plantio de café no Vale do Rio Paraíba do Sul. Consigo trouxeram o progresso para toda a região. Cidades formavam-se ao longo do Rio Paraíba do Sul; famílias foram constituídas e impérios econômicos foram formados.

O Vale esconde histórias de amor que tiveram um belo início, mas um fim trágico. A região viu pessoas ascenderem socialmente, enriquecerem e virarem grandes senhores de terras, grandes barões, condes, viscondes e marqueses do café. Viu sinhazinhas se casarem por amor, outras por puro interesse econômico das famílias. Assim como em outras regiões do Brasil o Vale do Rio Paraíba Sul tem histórias bonitas, gloriosas. Possui também histórias tristes e que nos envergonham como nação.

Histórias belíssimas e histórias trágicas também. No auge da produção cafeeira muito sangue e choro negro foi derramado nestas terras. O solo foi regado e adubado com o sofrimento daquela gente forte, guerreira e traficada da África, para cá, trouxe muita história na bagagem. Os negros trazidos para o Vale do Rio Paraíba do Sul nos deixaram muitos ensinamentos; o principal deles, é que jamais devemos tratar uns aos outros desigualmente.

Deixe um comentário